"A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR "
“A eficácia da escola pode ser medida no modo como conseguiu prover o aluno de competência linguística para o exercício consciente de sua cidadania”. Luzia de Maria, in Leitura & Colheita, Vozes.
Acredito ser a formação do leitor uma das principais funções da escola. Acredito, também, que o texto literário é a porta de entrada para o mundo da leitura e fator imprescindível no processo de formação do leitor.
Uma proposta de educação que se queira transformadora, inclusiva, democrática, emancipatória, só será possível se a escola tiver sucesso nessa que é a sua maior tarefa: formar leitores. Nesse processo os educadores podem contar com um instrumento da maior importância - a literatura infantil - a qual, por seu caráter lúdico-mágico, é o caminho natural, a chave mágica que abre a porta de entrada principal que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo o que ela pode nos proporcionar.
A literatura fala a linguagem que a criança entende. Assim como a criança, a literatura também é ludismo, jogo de sentidos, fantasia, beleza e emoção.
Enquanto lúdica ela pode proporcionar prazer a partir da sonoridade, do ritmo, do jogo de imagens e de palavras. Por essa razão a literatura torna-se também uma gostosa e emocionante experiência.
A brincadeira, o jogo, a fantasia, são formas utilizadas pela criança para explorar, conhecer e explicar o mundo. Com o auxílio da fantasia, da imaginação, ela penetra mundos desconhecidos e distantes em busca de respostas para suas inúmeras indagações.
Por tudo isso, acreditamos que nenhum texto pode realizar melhor essa tarefa do que a literatura dirigida para as crianças, uma vez que nela esses aspectos são igualmente considerados essenciais.
Não acredito em educação sem leitura literária. Mandou bem, Maria Helena.